Atenção

Envie suas releases para release@avul.portalnaintegra.com.br

Outubro Verde alerta para a prevenção e diagnóstico à sífilis e a sífilis congênita

Em outubro, o estado do Tocantins está em alerta para a prevenção e diagnóstico da sífilis e da sífilis congênita. A campanha Outubro Verde, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), visa combater novos casos da doença, além do diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

A sífilis é uma infecção curável causada pela bactéria Treponema pallidum, que é transmitida principalmente pelo contato sexual. A transmissão para o feto durante a gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente é outra via importante de transmissão.

A SES-TO está contribuindo para a realização da campanha distribuindo preservativos e testes rápidos em todos os municípios do estado. As ações incluem distribuição de panfletos e cartões para ajudar na divulgação da campanha, além de atividades de prevenção e diagnóstico precoce.

De acordo com Hellen Araújo, técnica da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais da SES-TO, as ações devem ocorrer durante todo o mês. "As ações deverão ocorrer durante todo o mês, e a Secretaria de Estado da Saúde fará distribuição de preservativos e testes rápidos a todos os municípios, para que sejam concretizadas as atividades de prevenção e diagnóstico precoce", afirmou.

O ginecologista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Aleyxo Santos, enfatizou a importância da prática de sexo protegido com camisinha para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Em caso de suspeita, ele recomendou buscar ajuda e realizar o teste rápido, que é simples, rápido, gratuito e seguro, e se positivo, será investigado e seguido o tratamento.

Segundo dados da Área Técnica das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) da SES-TO, de janeiro a setembro deste ano foram notificados 318 casos de sífilis congênita no estado. Em 2023, foram notificados 2.185 casos de sífilis adquirida, 939 casos de sífilis em gestantes e 391 casos de sífilis congênita em todo o Estado.

O tratamento para sífilis e sífilis congênita é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando o medicamento Penicilina G Benzatina, administrado de acordo com a fase da doença. A prevenção da sífilis congênita é realizada também em mulheres e em seus parceiros que tenham intenção de engravidar, com diagnóstico precoce realizado nas consultas de saúde sexual e reprodutiva.

A campanha Outubro Verde busca conscientizar a população para o combate à sífilis e sífilis congênita, ofertando tratamento adequado e possibilitando a prevenção de novos casos.