Termina nesta sexta-feira, 4, prazo para inscrição em dez editais culturais lançados pelo Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult), está concluindo o período de inscrição para dez editais culturais que foram lançados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Fundo Estadual de Cultura (FEC). As inscrições devem ser realizadas até sexta-feira, 4 de outubro.
Oportunidades em Diversas Áreas Culturais
Os editais contemplam diversas áreas do setor cultural, oferecendo oportunidades para a qualificação de espaços culturais, desenvolvimento de projetos culturais em diferentes regiões do estado, apoio a iniciativas culturais tradicionais e populares, e a preservação de acervos históricos e artísticos.
Detalhes dos Editais
Edital Infraestrutura Cultural: Destinado a qualificar espaços culturais públicos no Tocantins, com apoio financeiro para obras de adaptação, reformas e melhorias estruturais, aquisição de bens e equipamentos permanentes, e elaboração de projetos técnicos de arquitetura e engenharia para a conservação ou restauração de edificações históricas culturais.
Edital Pontões de Cultura: Selecionará projetos que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas.
Edital Subsídio a Espaços Culturais: Apoiará financeiramente a manutenção de espaços, ambientes e iniciativas artístico-culturais, contribuindo para o pleno exercício dos direitos culturais dos cidadãos tocantinenses.
Edital Bolsas Culturais 2024: Busca estimular a pesquisa, o intercâmbio e o desenvolvimento artístico e cultural do Tocantins, oferecendo bolsas culturais para o desenvolvimento das ações selecionadas.
Edital Cultura Tradicional e Popular: Pretende reconhecer e valorizar as iniciativas culturais desenvolvidas por praticantes das culturas tradicionais e populares do Tocantins.
Edital Culturas Indígenas: Tem como objetivo reconhecer, valorizar e apoiar iniciativas culturais desenvolvidas por comunidades indígenas do Tocantins.
Edital Projetos Culturais - Palmas: Apoiará e fomentará projetos culturais nas diversas linguagens e formatos, impulsionar a criação e circulação de obras artísticas e culturais e o desenvolvimento cultural e artístico especificamente no município de Palmas.
Edital Projetos Culturais - Região Norte, Região Central e Região Sul: Voltados ao apoio e fomento de projetos culturais em diversas linguagens e formatos, para estimular a criação e circulação de obras artísticas e culturais, além de estimular o desenvolvimento cultural e artístico nas respectivas regiões.
Edital Arquivos e Acervos 2024: Destina R$880.000,00 para 11 projetos, com o objetivo de apoiar a instalação, manutenção, restauração ou preservação de acervos históricos, artísticos e culturais.
Como Inscrever-se
As inscrições devem ser realizadas através da plataforma [pnab.cultura.to.gov.br](https://pnab.cultura.to.gov.br./) para os editais ligados à PNAB, e através do formulário online [deste link](https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0utb2ezQE4y9_PztPUFvf-LVIWR3zJ4mGhidDik5z3lJjkg/viewform) para o Edital Arquivos e Acervos 2024.
Para mais informações detalhadas sobre cada edital, a Secretaria da Cultura disponibilizou resumos interativos de cada documento, embora isso não substitua a leitura na íntegra de cada um deles. Além disso, o Núcleo de Editais da pasta realizou uma série de plantões tira-dúvidas ainda no mês de setembro, direcionados aos agentes culturais que desejam se inscrever nos certames.
Prazo Estendido para Culturas Indígenas e Quilombolas
Os editais de Culturas Indígenas e Culturas Quilombolas tiveram seus prazos estendidos para o dia 13 de outubro, devido às dificuldades de acesso à internet enfrentadas por essas comunidades. Os trabalhos, que começaram no dia 16 de setembro, são executados pelo Estado, em parceria com universidades e instituições de ensino.
Essas oportunidades são uma importante iniciativa do Governo do Tocantins para promover e valorizar a diversidade cultural do estado, estimulando a criação e a circulação de obras artísticas e culturais, bem como a preservação do patrimônio histórico e cultural.